Páginas

Acesse o blog da OPOSIÇÃO INDEPENDÊNCIA E LUTA

sábado, 30 de abril de 2011

Trabalhadores aprovam greve, Sabesp recua e paga PLR

Após trabalhadores aprovarem greve para dia 2 de maio, na assembleia dia 27 de abril, a Sabesp recuou do calote que ia dar e começou a depositar o valor da PLR a partir da tarde de sexta feira (29/04). A mudança de atitude da empresa foi graças à pressão dos trabalhadores, pois a direção majoritária do Sintaema (CTB) confiou na palavra de Dilma e nada fez para que o pagamento fosse realizado no prazo combinado.
Na assembléia de 12 de março foi aprovada a assinatura de acordo de PLR com 98% da folha nominal de pagamento (salário base, comissão de função e ATS), porem não era uma proposta oficial da empresa, pois não havia sido aprovada pelo CODEC.
Desde a semana passada havia rumores que a PLR estava enrolada no CODEC, causando apreensão nos trabalhadores. O mais impactante, porém foi que a CTB não mobilizou a categoria para a assembléia do dia 27, o jornal do sindicato ao invés de convocar os trabalhadores para a luta em busca do pagamento fazia festa confirmando o pagamento da PLR que não havia sido aprovado pelo governo.
Depois de divulgar emails para vários trabalhadores que a CTB é boa de conversa e que conquistou sozinha (sem citar a luta dos trabalhadores) a antecipação da PLR e que no dia 30 de abril viria os outros 70% sem desconto de metas e que a base de pagamento seria de folha integral de pagamento (Salário base, gratificação de função, ATS e os adicionais – insalubridade, periculosidade, dirigir veículos, média de horas extras, entre outros), a direção majoritária do Sintaema teve que convocar uma assembléia às pressas, pois a empresa divulgou que os trabalhadores não cumpriram as metas estabelecidas pela Sabesp. Nessa assembléia os autores dos emails foram desmascarados pelos trabalhadores e desautorizados, pela cúpula da CTB, de divulgar mentiras para a categoria. Ou seja, a CTB ao invés de ser boa de conversa, caiu novamente na conversa da direção da Sabesp. Já havia caído na conversa do bônus de 2008.
Com esse episódio fica a lição para todos os trabalhadores: Sem mobilização não conquistaremos nada, esperar a boa conversa com a empresa é cair no conto do vigário. Bom acordo se conquista na luta!!!
Em 2010 a Sabesp lucrou R$ 1,63 bi. Parte desse lucro foi produzido pela precarização das condições de trabalho, pelo aumento das terceirizações, pela perda de direitos trabalhistas e pelas demissões que ocorreram ano passado, tanto pelo TAC dos aposentados como pelos 2% assinado no acordo coletivo. Outra parte do lucro foi devido ao aumento das contas de água e pela falta de investimento na empresa. Em vários bairros de São Paulo está havendo falta d’água e os trabalhadores da empresa estão sendo feitos reféns pela população em troca da volta de fornecimento de água.  Ou seja, a empresa que gasta milhões em propaganda com o slogan “tratando a vida com respeito” na verdade maltrata os trabalhadores e a população.
Vamos à luta por:
·         Reposição das perdas salariais;
·         Aumento real nos salários e benefícios;
·         Plano de Cargos e Salários que garanta as reivindicações dos trabalhadores
·         Fim do salário regional;
·         Estabilidade no emprego;
·         PLR integral, com pagamento igualitário;
·         Que a Sabesp pague a totalidade do déficit previdenciário;
·         Repasse integral da Sabesp das contribuições ao plano de saúde 

Nenhum comentário:

Postar um comentário