No terceiro dia de greve dos trabalhadores da Sabesp a adesão aumentou mais uma vez, atingindo um número maior de cidades.
Na assembleia de hoje foi decidido a continuação do movimento de greve, pois a direção da empresa não apresentou nova proposta aos trabalhadores e nova assembleia para o dia 28, às 14:00, na sede do Sintaema. Após a assembleia os trabalhadores se encaminharam até a Secretaria de Saneamento e Energia, onde encontraram a entrada do prédio fechado por grades. Além de não negociar, a direção e o governo do estado não recebe os trabalhadores e os trata com desrespeito.
CONCILIAÇÃO
No Tribunal Regional do Trabalho (TRT) foi realizada uma tentativa de conciliação. Diante do impasse entre as partes o juiz propôs a suspensão da greve, reajuste salarial de 5,49% (INPC-IBGE), aumento real de 1,5%, manutenção das cláusula sociais, garantia de emprego de 60 dias e a manutenção de canal permanente de negociação. A posição dos sindicatos foi de apresentar a proposta na assembleia da categoria, porém a direção da Sabesp recusou a proposta, informando que só poderia alterarar a estabilidade para 98%, e a inviabilizou.
A Sabesp solicitou liminar contra a greve dos trabalhadores, usando inclusive a mentira de que havia vários munícipios sem água. Protestamos sobre mais uma mentira de Gesner e companhia e desafiamos a mencionarem qual era a cidade. Diante disso o juiz não acatou a liminar, portanto nossa greve é justa e não tem ilegalidade até o julgamento.
Foi sorteada a juiza relatora, porem o julgamento não foi agendado.
Ao final da audiência o juiz sugeriu que se aplicasse o índice do IPC-FIPE (5,05%), a manutenção dos 98% de garantia no emprego e a negociação dos dias parados. Essa proposta foi recusada, pois a Sabesp não voltaria a negociar com os trabalhadores e essa era praticamente a mesma proposta apresentada pela direção da empresa na semana passada. Tambem temos que discutir sobre a cláusula de estabilidade, pois na verdade é autorizar demissões dos trabalhadores da Sabesp, com já foi feito nos últimos tempos.
SABESP CHAMA PARA NEGOCIAR
Na saída do TRT a Sabesp agendou rodada de negociação para o dia 28, às 11:00 na Costa Carvalho.
ESTABILIDADE PARA TODOS!!!
NÃO AS DEMISSÕES!!!
TODOS À ASSEMBLEIA!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário